
O piloto do vídeo apresentado abaixo já é bastante conhecido, tanto por leitores do AEROIN quanto por aqueles que gostam dos canais de aviação no YouTube. E a polêmica dos aeroportos de Curitiba também é.
Assim, o comandante Marcelo Trentini, que mostra no seu canal sua rotina pilotando o jato executivo Phenom 100 de matrícula PR-PLR, aproveitou a divertida discussão sobre os terminais aeroportuários da região metropolitana da capital paranaense para fazer uma brincadeira com o título de um vídeo.
Publicada na sexta-feira, 24 de junho, a bonita gravação mostra a descida, aproximação e pouso no Aeroporto do Bacacheri, sob o título “Pousando na visão do piloto no único aeroporto realmente em Curitiba”.
A discussão se dá porque o Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena tem esse nome por atender à capital do estado, porém, fica localizado em São José dos Pinhais, uma cidade vizinha e integrante da Região Metropolitana de Curitiba.
Assim, como o Bacacheri fica efetivamente dentro do perímetro da capital, enquanto o Afonso Pena fica fora, sempre surgem brincadeiras com provocações sobre Curitiba não ter aeroporto internacional.
De qualquer forma, independente da saudável polêmica, vale a pena assistir mais esta gravação disponibilizada por Trentini, mostrando todos os detalhes dos procedimentos feitos por ele e pelo copiloto Gustavo Carletto desde os 11 mil pés (3.350 metros) de altitude até o pouso e o taxiamento ao pátio.