Piloto mostra quando chegava a Navegantes e foi avisado sobre possível ‘bird strike’ na pista

A aeronave se aproximando de Navegantes, em cena do vídeo abaixo nesta matéria

Mais um vídeo muito interessante foi publicado nesta semana mostrando, da perspectiva de vista do próprio piloto no cockpit, o momento em que foi avisado de que houve um possível “bird strike” na pista em que ele pousaria dentro de alguns minutos, no Aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina.

Marcelo Trentini já é bastante conhecido em seu canal no YouTube, e também por nossos leitores no AEROIN, já que trazemos frequentemente aqui sugestões de seus vídeos, por serem sempre muito instrutivos e de alta qualidade.

Dessa vez com a câmera fixada sobre sua cabeça, a gravação traz uma experiência muito legal de estar praticamente no lugar dele no cockpit, com o piloto Gustavo Carletto a seu lado e o bonito e moderno painel do jato executivo Embraer Phenom 100 à frente.

Como você notará no vídeo abaixo, após receberem a informação da controladora de tráfego aéreo sobre um possível “bird strike” (colisão com ave) na pista de Navegantes, reportado por outro avião que pousou no local, os pilotos já começam a preparar mudanças que poderiam ser necessárias no procedimento de chegada.

Isso porque o reporte de bird strike geralmente leva à necessidade de uma vistoria na pista, para avaliar se não há pássaros caídos no local. Com isso, o controle de tráfego aéreo pode requisitar órbitas (trajetórias circulares de espera) para os aviões demorem mais para chegar, dando tempo para a realização da inspeção.

Apesar do ocorrido, Trentini e Carletto não receberam nenhuma instrução de órbitas e puderam prosseguir direto no procedimento de chegada e pouso já previamente preparado. Depois, ao entrarem em contato com o controlador da Torre de Navegantes, receberam a informação de que não havia equipe disponível para realizar a vistoria em tempo hábil.

Deste momento até o pouso, é também muito interessante acompanhar o trabalho conjunto dos pilotos, em constante comunicação entre si, para prosseguirem com o pouso mantendo a atenção quanto à possível presença de pássaros caídos na pista.

Acompanhe a seguir toda essa experiência de voo:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias