Piloto mostra seu voo até Congonhas saindo de Curitiba; ou seria de São José dos Pinhais?

Imagem do vídeo que você assiste a seguir nesta matéria

Como admiradores da aviação e, por consequência, do interessante canal do comandante Marcelo Trentini no YouTube, hoje trazemos mais um vídeo que, por termos gostado, acreditamos que também será de bom proveito para você leitor do AEROIN.

Mais uma vez Trentini presenteia a todos com a rotina completa, desde a ida dele e de seu parceiro de cockpit Gustavo Carletto ao aeroporto até a preparação da aeronave, a autorização de voo do controle de tráfego aéreo, o voo em si e diversas curiosidades associadas.

Conforme visto no vídeo acima, o trecho voado foi entre o polêmico Aeroporto de Curitiba e o central de São Paulo, o famoso Congonhas. E o “polêmico” aqui diz respeito a uma questão que o próprio piloto aproveitou para comentar em seu vídeo: a localização.

Na aviação, o Aeroporto Internacional Afonso Pena é conhecido como Aeroporto de Curitiba, já que, como o próprio Trentini explica, é assim chamado em todos os aspectos, desde as cartas de navegação ao controle de tráfego aéreo.

No entanto, como sua real localização é em São José dos Pinhais, uma cidade na Região Metropolitana da capital paranaense, é bem comum muitas pessoas afirmarem, por brincadeira ou realmente por inconformismo, que não há aeroporto internacional em Curitiba.

Assim sendo, para atender a todos os envolvidos, por aqui procuramos nos referir como “o Aeroporto de Curitiba, em São José dos Pinhais”, ou “o Aeroporto de São José dos Pinhais, que atende a Curitiba”.

Polêmicas à parte, o comandante do jato Phenom 100 de matrícula PR-PLR mais uma vez disponibiliza a todos os admiradores da aviação a oportunidade de conferir um pouco da experiência de pilotar uma aeronave pelo Brasil.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias