Início Vídeos

Piloto mostra um lugar no avião que a maioria dos passageiros nem imagina que existe

Cena do vídeo que você assiste abaixo nesta matéria

Para quem é familiarizado com os grandes aviões de transporte de passageiros, possivelmente o curioso lugar mostrado por um piloto nesta semana já deve ser conhecido.

Porém, a maioria das pessoas que diariamente utilizam os jatos para suas viagens talvez nem imagina que em pleno voo seja possível acessar este compartimento, que nem parece fazer parte do mesmo avião.

Como já até vimos em outros momentos aqui no AEROIN, geralmente localizado logo atrás dos pilotos ou do cockpit está um acesso para um lugar que mais parece um servidor, uma central de processamento de dados.

E de certa forma, praticamente é exatamente isso o que há ali. Com a evolução da tecnologia na aviação, os aviões tornaram-se cada vez mais automatizados, com telas e componentes que têm alta capacidade de aferir, processar e apresentar dados de voo e parâmetros dos muitos sistemas.

Com isso, é necessário existir, geralmente embaixo do cockpit, uma espécie de “sala” onde ficam os muitos equipamentos e processadores necessários. Foi este local que o piloto Steve Giordano mostrou em um vídeo publicado nesta quarta-feira, 19 de janeiro, conforme você assiste logo abaixo.

Giordano tem ampla experiência na carreira, já tendo pilotado os Boeings 737, 757, 767 e 777, os Airbus A320, A330 e A340, além do McDonnell Doulgas DC9, De Havilland DHC-8 e Cessna 550.

Após mostrar o interessante compartimento abaixo do nível do piso da aeronave, ele sobe ao cockpit do jato Boeing e mostra que naquele momento voava a 37 mil pés (11,3 km) de altitude.

Acompanhe a seguir a gravação: