Início Acidentes e Incidentes

Piloto passa mal a 37 mil pés e passageiro especial ajuda a pousar o avião

Retorno da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

Uma aeronave de passageiros precisou ser desviada de sua rota com a ajuda de um dos viajantes a bordo – mas não um passageiro comum – após o primeiro-oficial, também chamado de copiloto, passar mal e ficar incapacitado.

A situação se passou a bordo de um Boeing 737-800, registrado sob a matrícula C-FUSM, da companhia canadense Westjet, quando estava realizando o voo WS-656 de Calgary para Toronto, ambas cidades no Canadá, no dia 27 de dezembro de 2021, a segunda-feira da semana passada.

Boeing 737-800 da Westjet, semelhante ao envolvido – Imagem: Lord of the Wings©, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

De acordo com o The Aviation Herald, o Boeing 737 estava na fase de cruzeiro de seu voo, mantendo o FL370, ou seja, 37 mil pés (cerca de 11,28 km) de altitude, quando o primeiro-oficial sentiu-se mal e não pôde continuar em suas funções.

Entretanto, naquele voo havia um passageiro especial, um comandante da própria Westjet que estava viajando apenas para ser reposicionado e ficar de sobreaviso em Toronto. O piloto então assumiu o assento do copiloto e passou a ajudar o comandante no desvio da aeronave para a cidade de Winnipeg, no Canadá.

A imagem abaixo, obtida através da plataforma RadarBox de rastreamento online de voos, mostra a trajetória da aeronave envolvida no incidente, desde a decolagem até o desvio de rota e o pouso.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Após quase 40 minutos desde o ocorrido, a aeronave pousou no Aeroporto Internacional de Winnipeg. A Transportation Safety Board of Canada (TSB), que investiga acidentes e incidentes nos transportes do Canadá, relatou que o primeiro-oficial foi levado a um hospital local para avaliação, mas até o momento não há informações sobre seu estado de saúde.

De acordo com dados do RadarBox, o Boeing 737 ficou em solo por cerca de duas horas e meia, até decolar rumo a Toronto.

Caso queira relembrar os procedimentos que devem ser tomados pelos tripulantes do voo quando um piloto fica incapacitado a bordo, clique aqui para acessar.

Leia mais:

Sair da versão mobile