Início Novidades

Piloto pede ajuda no rádio devido a passageiro violento e desvia voo para Fortaleza; ouça

Um voo da British Airways com destino ao Rio de Janeiro teve que ser desviado para Fortaleza na tarde desta quinta-feira, 30 de junho, depois que um passageiro surtou e tornou-se agressivo a bordo, vindo a enfrentar outros ocupantes da aeronave e membros da tripulação.

Os dados da plataforma de rastreamento de voos Radarbox mostram que o Boeing 787-8, de matrícula G-ZBJM, já estava na região central do Ceará e cruzava a 40.000 pés de altitude (cerca de 12 km), quando iniciou uma curva de 180 graus à direita, para seguir rumo à capital cearense. O pouso foi registrado por volta das 17h30, na hora local

Até o momento em que essa publicação era escrita, a aeronave ainda estava no solo de Fortaleza.

Conversa com o controlador

O áudio da conversa do piloto do voo BA-249 (código de chamada Speedbird 2-4-9) com o Controlador de Tráfego Aéreo foi compartilhado com o AEROIN por uma fonte que flagrou o momento em que o incidente ocorria. Para ouvir a conversa, basta acessar o player imediatamente abaixo, a transcrição está em seguida (em tradução livre).

Piloto: “Speedbird 2-4-9, temos um passageiro violento a bordo, ele está contido, mas é difícil mantê-lo assim, solicitamos desvio para Fortaleza”.

Controlador: “Ciente, desça para FL350”.

Mais adiante no áudio, o controlador pergunta se o piloto necessita de apoio:

Controlador: “Speedbird 2-4-9, confirme se ainda precisa de assistência no solo”

Piloto: “Afirmativo, solicitamos a polícia no pouso”.

Como o incidente foi registrado há pouco, esta ainda é uma história em desenvolvimento. Segundo atualizações, o passageiro era brasileiro, estava embriagado, e foi recebido pela polícia. O avião tem previsão de decolar ainda na noite de quinta-feira para o Rio de Janeiro.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile