Piloto pega ‘atalho’ no aeroporto, mas leva uma bronca do controlador português

Um piloto da Ryanair tentou ser “esperto” e encurtar o seu tempo para decolagem, mas acabou sendo obrigado a voltar e “fazer o certo”.

Avião Boeing 737-800 Ryanair
Imagem: Michael Oldfield / CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

O caso aconteceu no Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, na Ilha da Madeira, em Portugal. O Boeing 737-800 da Ryanair se encaminhava para decolagem, sendo que deu meia-volta antes do previsto. Por ficar em uma ilha com relevo bastante acidentado, o aeroporto não tem muito espaço e, inclusive, uma parte da sua pista está construída sobre longos pilares, uma célebre obra da engenharia.

Pela falta de espaço, não existe uma pista de táxi que leve os aviões até a cabeceira, sendo necessário passar pela pista, dar a meia-volta no final, para, apenas então, posicionar a aeronave e decolar.

No caso do avião da Ryanair, no entanto, o piloto decidiu dar a meia-volta antes da área mais larga e designada para tal manobra. Como isso foi feito sem autorização da torre de controle, o piloto foi repreendido e obrigado a dar outra meia-volta, seguir até o final para enfim, decolar.

No aeroporto da Madeira existem regras que determinam que todas as aeronaves com MTOW (peso máximo de decolagem) superior a 30 toneladas decolem do início da pista. Confira o registro do fato pela TV Atlântida (esperar pelo carregamento):

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias