Início Aviação Executiva

Piloto que acionou paraquedas do avião em Minas Gerais conta como foi o acidente

O acidente em Minas Gerais que chamou a atenção do país todo, quando o piloto do avião acionou seu paraquedas de emergência, teve seus detalhes revelados.

A queda ocorreu no dia 11 de março, sábado, e envolveu um monomotor Cirrus SR-22, que é equipado de fábrica com um paraquedas de emergência, que pode ser utilizado em algumas situações, como a falha de motor. O piloto da aeronave, Rafael Pires, deu uma entrevista ao canal Hangar Zero-27, falando sobre o problema que teve logo após decolar do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

Segundo o piloto, a aeronave deu alguns indicativos de problema no motor minutos após a decolagem, que tentaram ser resolvidos pelo piloto. Sem sucesso, Rafael optou por voltar para Belo Horizonte. Porém, no caminho, viu que o avião não conseguiria chegar na Pampulha, devido ao terreno montanhoso, e assim ele optou por acionar o paraquedas, já que não haveria espaço para um pouso forçado.

Ele então instruiu os passageiros sobre o procedimento e acionou o paraquedas como a fabricante determina. Rafael conta que, por sorte, conseguiu pousar próximo da estrada, já que a área é montanhosa e tinha um vale profundo próximo, além de ser uma região de mineração com muitas lagoas artificiais e profundas, que poderiam complicar a saída da aeronave, assim como linhas de transmissão de energia.

Rafael também disse que ele não tem controle da aeronave após o acionamento do paraquedas e foi bastante sortudo de cair num local de fácil acesso. Como ninguém se feriu e a aeronave não ficou muito danificada, foi possível estabelecer contato rápido com o Controle de Tráfego Aéreo, que rapidamente acionou os Bombeiros, que estavam em sobrevoo na cidade do acidente, Sabará.

O piloto contou também que o casal que gravou o vídeo acabou recebendo-o mais tarde, enquanto fazia a guarda aeronave, fornecendo alimentação e um local para dormir, confira na íntegra este relato bastante relevante abaixo (esperar o carregamento).

Sair da versão mobile