Início Variedades

Piloto que fez a primeira decolagem do caça Gripen no Brasil vira astronauta

No dia 24 de setembro de 2020, alçava voo em território brasileiro o caça Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira, pela primeira vez. No cockpit do caça, no entanto, não estava um brasileiro, mas Marcus Wandt, piloto-chefe de testes da fabricante sueca e cujo rosto ficou rapidamente conhecido do público brasileiro após aparecer em vídeos falando da missão.

À época, Marcus se mostrava orgulhoso de ter feito o primeiro voo da história do novo caça brasileiro no espaço aéreo nacional. Em um dos vídeos divulgados pela FAB, o piloto era visto sorrindo e comemorando ao abrir o canopi do Gripen logo após a chegada em Gavião Peixoto, onde estão as principais instalações de defesa da Embraer, no interior de São Paulo.

Eis que agora, aos 42 anos e passados dois anos desde sua vinda ao Brasil, Wandt passa a fazer parte das fileiras da Agência Espacial Europeia (ESA) como astronauta. O feito foi divulgado pela própria agência em suas redes sociais, como pode ser visto abaixo.

Entre 2003 e 2014, Marcus atuou como piloto de caça na Força Aérea Sueca, incluindo exercícios internacionais, testes operacionais e implantação operacional. Em 2006, fundou e se tornou CEO da Intuitech AB, na Suécia, com foco no treinamento tático de pilotos de caça.

A partir de 2014, ele foi piloto de testes experimentais na SAAB Aeronautics em Linköping, na Suécia, e comandante de esquadrão e vice-chefe de pilotos de testes entre 2018 e 2019. A partir de 2020, Marcus foi piloto-chefe de testes e chefe de operações de voo da SAAB Aeronautics.

Ao longo de sua carreira acadêmica e profissional, Marcus recebeu diversas homenagens e prêmios por sua destacada atuação como aluno e piloto.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile