Início Acidentes e Incidentes

Piloto retorna o avião após raio atingir a asa; passageiro filmou o momento

Cena do vídeo que você vê abaixo nesta matéria

Uma ocorrência de “lightning strike”, ou seja, de aeronave atingida por descarga elétrica atmosférica, foi registrada em vídeo por um dos passageiros do voo neste último sábado, dia 6 de novembro, nos minutos iniciais após a decolagem.

O incidente ocorreu com o avião Bombardier C-Series CS-300 (atualmente chamado de A220-300 após este projeto ter sido adquirido pela Airbus) registrado sob a matrícula YL-CSE, operado pela companhia aérea Air Baltic, da Letônia. O raio atingiu a ponta da asa esquerda:

Conforme os dados apresentados pelo Aviation Herald, o avião estava realizando o voo BT-879 de Tallinn, na Estônia, para Málaga, na Espanha. Ele havia decolado da pista 26 do Aeroporto Lennart Meri.

Conforme registros da plataforma RadarBox de rastreamento de voo, o avião havia atingido uma altitude máxima de 8.000 pés (cerca de 2.400 metros) em torno de 4 minutos após a decolagem quando os pilotos começaram a virar e descer para retornar ao aeroporto em função do lightning strike.

O avião iniciando a curva para o retorno – Imagem: RadarBox

O pouso aconteceu com segurança de volta na pista 26 de Tallinn, 15 minutos após a decolagem. Um avião substituto foi alocado e chegou a Málaga com um atraso de cerca de 80 minutos.

A aeronave de ocorrência ainda estava em solo em Tallinn até o momento da publicação desta matéria, pouco mais de 24 horas após o pouso.

Em geral, aviões continuam seu voo sem maiores intercorrências mesmo diante do encontro de uma descarga elétrica, pois a carga elétrica percorre a estrutura e é descarregada de volta na atmosfera, sem causar danos importantes.

Porém, a passagem da alta carga pela aeronave pode resultar em danos secundários, como afetar sistemas eletrônicos ou causar superaquecimento de pontos específicos da estrutura. Dessa forma, após o pouso, existe um procedimento padrão de inspeção definido pelo fabricante do avião, para que seja identificado se houve algum dano e efetuadas as devidas manutenções que possam ser necessárias.

Sair da versão mobile