Início Aviação Militar

Piloto russo critica colegas que bombardearam um gramado

Um ataque de caças russos contra rebeldes compatriotas gerou críticas pela má execução e bombas jogadas na grama.

Foto por Dmitry Terekhov

No início da semana passada, tropas ucranianas compostas majoritariamente por dissidentes russos que decidiram lutar contra Putin, invadiram a região de Belgorod, já dentro da Rússia.

O ataque foi repelido imediatamente por forças russas, alegando que destruíram toda a tropa pró-Ucrânia, apesar disso ser contestado em outros vídeos feitos pelo dissidentes.

Parte deste contra-ataque foi conduzido por caças-bombardeiros Sukhoi Su-34 e gravado pelo que aparenta ser um drone de observação. As imagens foram divulgadas pelo Ministério da Defesa da Rússia, mas mostram uma cena meio confusa.

Os caças Su-34 fazem passagens bastante baixas e acertam apenas a grama, de maneira espaçada. No vídeo, não é possível ver veículos atingidos ou grandes explosões. E esta ação foi motivo de críticas de um piloto russo que já serviu na Força Aérea de seu país, e que mantém um dos maiores canais do Telegram sobre a guerra, fornecendo bastante material, principalmente do lado do seu país.

O canal Fighter_Bomber tem mais de 300 mil inscritos no Telegram, com alcance praticamente igual ou maior por dia. O administrador postou uma mensagem falando que o “vídeo deveria ser deixado como um tutorial do que não se deve fazer”.

Ele critica o voo a baixa altura dos Su-34, voando entre as explosões das bombas lançadas pelos próprios caças, e também soltando bombas muito tardiamente, sendo que uma parte delas não teve tempo de acionamento.

A Rússia tem evitado usar caças em ataques contra o solo, focando mais no uso de drones e de mísseis de longo alcance. Desde o início da invasão, o país perdeu ao menos 20 caças-bombardeiros Su-34, sendo 17 em zona de combate.

Sair da versão mobile