No começo de novembro, um avião de pequeno porte foi apreendido após realizar um pouso de emergência em uma comunidade rural de Tefé, a 523 quilômetros de Manaus. O incidente ocorreu na sexta-feira, 8 de novembro, por volta das 17h50, nas proximidades da comunidade de Caiambé, e envolveu um piloto de 60 anos, detido para investigação.
De acordo com o noticiário do Segundo a Segundo, o piloto informou às autoridades que estava em rota de Manaus para uma área de garimpo no município de Japurá quando o avião apresentou pane, obrigando-o a pousar no rio em Tefé.
Moradores locais notaram o acidente e imediatamente acionaram a Polícia Militar, alertando que a aeronave havia feito um pouso forçado e estava sendo rebocada por uma canoa até a margem.
Ao chegarem ao local indicado, os policiais encontraram o piloto rebocando a aeronave anfíbia. Ele foi orientado a interromper a atividade, e uma busca foi realizada no avião. De acordo com a Polícia Militar, não foram encontrados materiais ilícitos a bordo. O piloto foi levado à unidade policial, onde declarou não portar documentos pessoais ou da aeronave, identificando-se como residente de Rondônia.
Além da aeronave anfíbia, modelo Paturi, de matrícula PU-SCC, os policiais apreenderam dois telefones celulares, um comunicador por satélite e uma quantidade de gasolina. A apreensão gerou grande repercussão na região, intensidade pelas circunstâncias incomuns do pouso de emergência e a ausência de documentação do piloto e da aeronave.
As autoridades locais continuam investigando o caso para determinar as condições do voo e o propósito real da viagem.