Início Acidentes e Incidentes

Piloto sofre infarto 30 minutos após a decolagem e fica incapacitado na cabine

Airbus A320 da Virgin Australia – Imagem: Paullymac, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Uma triste ocorrência a bordo de um Airbus A320 se desenvolveu na sexta-feira passada, quando um piloto sofreu uma parada cardíaca, logo após a decolagem da aeronave. O caso ocorreu no voo VA-717, a bordo do jato de matrícula VH-VNB da Virgin Australia Regional Airlines, quando realizando a rota entre Adelaide para Perth.

Segundo relata o The Aviation Herald, após 30 minutos de voo, enquanto a aeronave estava subindo a 32 mil pés (9,75 km) de altitude, o primeiro oficial (copiloto) sofreu um ataque cardíaco e ficou incapacitado de suas funções.

A situação delicada levou rapidamente o comandante a declarar “PAN PAN” e retornar à origem, distante a cerca de 444 quilômetros do local onde estavam. Após 70 minutos desde a decolagem, a aeronave realizou um pouso seguro no aeroporto.

A chamada “PAN PAN” é um sinal padrão internacional usado para declarar uma situação urgente, mas, por enquanto, sem representar um perigo imediato para a vida de ninguém ou para o próprio equipamento.

No aeroporto, as equipes de emergência aguardavam para transportar o piloto doente ao hospital. Até o momento, poucos detalhes sobre o incidente foram divulgados pelo departamento de investigação de acidentes de aviação da Austrália e o estado do tripulante e desconhecido.

O voo foi cancelado e a aeronave permaneceu no solo por cerca de 25 horas antes de retornar ao serviço. Abaixo é possível observar toda a trajetória do jato durante os 70 minutos de voo.

Imagem: RadarBox

Leia mais:

Sair da versão mobile