Piloto vai de carona na cabine de outra empresa aérea e denuncia seus colegas aviadores por más práticas

Imagem: John Christian Fjellestad / CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

Um conflito tem surgido entre os pilotos de duas grandes companhias aéreas americanas, a Southwest Airlines e a United Airlines. A tensão deriva de um incidente relatado por uma piloto novata da United Airlines à Administração Federal de Aviação (FAA), após se deslocar em uma aeronave da Southwest.

A piloto da United tornou a questão pública por meio de uma postagem em uma rede social que instantaneamente ganhou grande repercussão. Ela disse que alertou a FAA sobre irregularidades no protocolo de voo da Southwest. Segundo um relatório exposto pelo especialista em aviação Jon NYC, a piloto da United alertou sobre “inadequações” de segurança durante um procedimento de voo da companhia.

A postagem ganhou comentários, alguns deles contrários à piloto denunciante, orientando os novatos a se absterem de fazer relatórios à FAA sem uma tentativa prévia de comunicação com a tripulação ou com a equipe de segurança do próprio sindicato. Em uma forma de protesto, alguns pilotos da Southwest passaram a negar o privilégio do “jumpseat” aos pilotos da United.

O desentendimento se intensificou quando, durante um voo de San Francisco para San Diego, outro piloto da United alegou que um Primeiro Oficial da Southwest estava usando procedimentos de frenagem inadequados. Após a aterrissagem segura da aeronave e uma conversa com o comandante, o piloto da United ainda assim decidiu reportar o incidente à FAA.

A postura adotada pelo piloto da United não foi bem recebida pelos colegas de profissão, tendo em vista que a prática de utilizar o “jumpseat” de outras companhias é um privilégio especial concedido a pilotos, que deve ser acompanhada de uma série de regras não escritas.

Essa prerrogativa de utilizar lugares extras no cockpit não deve impedir que os pilotos reportem violações significativas das normas de segurança, mas múltiplos casos vão de encontro aos procedimentos internos estabelecidos pelos sindicatos de pilotos.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passando sobre o Brasil, Boeing 787 desvia com urgência para pousar...

0
O jato de transporte intercontinental de passageiros deixava o continente para cruzar o Oceano Atlântico, quando os pilotos iniciaram o desvio