Piloto vira para o lado errado e avião ‘Air India One’ fica preso na pista

O Air India One, aeronave conhecida por transportar algumas autoridades políticas da Índia, como seu presidente e vice-presidente, foi alvo de repercussão após ficar preso na pista de um aeroporto, depois de uma manobra errada.

Imagem: Vikramdabas / CC BY-SA, via Wikipedia Commons

O caso aconteceu com um dos dois Boeings 777-300ER feitos com interior VVIP sob medida para o governo indiano. O problema ocorreu no último dia 6 de agosto, quando o jato estava realizando um taxiamento para a decolagem no Aeroporto HAL (de código VOBG), que serve como um hub para a aviação geral, executiva e VIP, além de ser usado pela Força Aérea Indiana como uma base de carga e logística e como uma instalação de teste pela empresa estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL).

Segundo relata o Times Of India, a aeronave estava realizando alguns testes em voo sobre Bangalore e pousou sem intercorrências no VOBG. Algum tempo depois, durante o taxiamento para decolar rumo a Deli, o piloto do 777 virou a aeronave à esquerda em vez de à direita no “pad” de retorno na cabeceira da pista.

Com a manobra errada em solo, a aeronave ficou presa na área da cabeceira da pista do aeroporto. Segundo relatos, duas aeronaves privadas que iriam pousar no local desviaram para o Aeroporto Internacional Kempegowd, em Bangalore.

A imagem a seguir mostra, ao longe, o Boeing 777 parado durante a ocorrência:

Equipes de solo tentaram retirar a aeronave de onde estava presa, para então levá-la até a área de estacionamento ou então voltar ela para o local de táxi. Sem sucesso nas tentativas, o grande Boeing ficou retido na pista até a noite daquela sexta-feira.

Por falta de equipamento para manejar jatos do tamanho do Boeing 777, um reboque precisou ser levado do Aeroporto Internacional Kempegowd para o local e então remover a aeronave da pista, que foi liberada na manhã do sábado.

Um oficial sênior do Aeroporto Internacional Kempegowd explicou que o jato costuma voar para HAL como parte de exercícios de treinamento, visando uma ambientação com operações e etapas de segurança, quando autoridades políticas estiverem a bordo em missões oficiais.

Atualmente o governo indiano possui dois Boeings 777-300ER operados pela companhia aérea estatal Air India, modificados para transporte de autoridades como o presidente, vice-presidente e primeiro-ministro do país.

Sem muitos detalhes revelados sobre os dispositivos disponíveis na aeronave, os sistemas instalados no jato incluiriam linhas seguras de telefone e rádio, assim como equipamentos para despistar mísseis, como chaff flares, sistemas esses semelhantes ao que o avião presidencial dos Estados Unidos possui.

As autoridades utilizaram Jumbos Boeing 747, também da estatal Air India, para transporte presidencial por muitos anos, mas eles não eram exclusivamente dedicados às autoridades, e sim aviões que eram retirados da malha regular da companhia aérea e colocados à disposição do governo.

Com a aposentadoria próxima do 747-400 na Air India e visando ter uma aeronave de longo curso exclusiva para as altas autoridades do país, o governo decidiu optar pelos dois 777.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias