Piloto volta Boeing 777 à origem após ‘passageiro’ inesperado ser gravado a bordo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Boeing 777 precisou ser levado de volta a sua origem durante um voo comercial nesta semana por conta de um “passageiro” inesperado descoberto voando a bordo.

A situação do vídeo acima foi registrada, segundo reporta o India Today, na última quinta-feira, 27 de maio, no voo de número AI-105 da companhia aérea Air India, que conecta a capital Deli a Newark, nos Estados Unidos.

O jato que cumpria tal voo na quinta-feira era o Boeing 777-300 registrado sob a matrícula VT-ALM. Ele partiu às 02h27 da madrugada para a jornada de quase 14 horas até os EUA, porém, apenas 20 minutos após a decolagem e já a 30 mil pés de altitude, a tripulação comunicou ao controle de tráfego aéreo sobre a presença de um morcego voando a bordo.

O avião permaneceu por cerca de 1 hora mantendo órbitas de espera para alijar parte de seu combustível e se tornar leve o suficiente para o peso máximo de pouso, e então retornou ao aeroporto de origem na capital indiana.

O Boeing 777 em órbitas antes do retorno – Imagem: RadarBox

Após o pouso, a aeronave foi retirada de serviço para a resolução do problema.

Segundo a autoridade de aviação da Índia (DGAC), “O voo AI-105 DEL-EWR retornou a Delhi após a partida, depois que essa emergência foi declarada. Na chegada, soube-se que os membros da tripulação viram um morcego dentro da cabine. O pessoal da vida selvagem foi chamado para pegar e levar o morcego. A aeronave pousou com segurança por volta das 03h55 e, mais tarde, foi declarada aeronave em solo (AoG)”.

Apesar da declaração inicial de que o morcego seria capturado e levado, um comunicado posterior detalhou que foi efetuada a fumigação do interior da aeronave e a posterior retirada da carcaça do morcego:

“A aeronave VT-ALM da Air India, B777-300ER operando o voo AI-105 (Delhi-Newark), estava envolvida em retorno devido a um morcego relatado na cabine pela tripulação após a decolagem. O combustível foi alijado e a aeronave pousou com segurança em Delhi. Após o desembarque, a fumigação foi realizada e uma carcaça de morcego morto foi recuperada da área dos assentos 8DEF”.

Segundo um oficial da companhia aérea, o motivo/causa provável do aparecimento do morcego a bordo “pode ser os veículos de carregamento, como os de catering, porque sempre os ratos/morcegos vêm apenas destes veículos”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias