Pilotos agem na cabine após Boeing 737 MAX da Gol ter problema nos comandos de voo

Na noite do último domingo, dia 13 de novembro, uma aeronave Boeing 737 MAX 8 da Gol Linhas Aéreas foi desviada para Guarulhos, depois que os pilotos identificaram um problema com os comandos de voo. O caso foi registrado dessa forma na base de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Segundo as informações disponíveis, o voo G3-1445 havia decolado de Brasília às 17h17 com destino a São Paulo (Congonhas) com 170 passageiros e seis tripulantes a bordo. Cerca de uma hora depois, já em fase de cruzeiro, a aeronave apresentou uma mensagem de falha no sistema de pilotagem automática.

Após a execução de procedimentos previstos em manual, a tripulação decidiu alternar para o aeródromo Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, que possui uma maior infraestrutura. O pouso ocorreu sem intercorrências e aeronave voltou a voar dois dias depois da ocorrência.

O avião envolvido foi o de matrícula PS-GPF (msn 43558), que chegou para a empresa aérea em abril. A mesma aeronave já teve um problema reportado em setembro, quando uma falha no motor número um (do lado esquerdo) fez com que um voo de São Paulo a Salvador tivesse que ser desviado para Belo Horizonte. Testemunhas em solo informaram ao AEROIN que o pouso foi normal, mas que a aeronave aparentava não ter usado o reversor do motor como suporte na frenagem.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias