Pilotos alinharam avião com a lateral da pista e 15 luzes foram quebradas na partida

Simulação do incidente, em cena do vídeo que você verá abaixo nesta matéria

Um incidente registrado pouco mais de 30 dias atrás terminou com 15 luzes da pista quebradas e, felizmente, sem nenhum dano sério ou consequência grave para a aeronave após um engano dos pilotos na decolagem.

Segundo informações do The Aviation Herald, o avião envolvido foi o Airbus A321 registrado sob a matrícula N582UW, operado pela companhia aérea americana American Airlines, quando partindo para o voo AA-2480 de Las Vegas para Charlotte, ambas nos Estados Unidos.

Era noite do dia 28 de agosto quando os pilotos taxiaram o A321 pela via de taxiamento “Bravo” (B) até o ponto de espera “Foxtrot” (F) ao lado da cabeceira da pista 08L de Las Vegas.

Após aguardarem alguns tráfegos pousando, foram autorizados a ingressar na pista e decolar, porém, alinharam com as luzes de borda direita e começaram a corrida de decolagem.

Dados das plataformas de rastreamento de radar mostram que o avião continuou o deslocamento ao longo das luzes de borda da pista até sair do solo, só então desviado a direção para a esquerda.

A decolagem do A321, em registro da plataforma RadarBox
A decolagem, em registro da plataforma FlightRadar24

Apesar dos impactos que danificaram as luzes que marcam a lateral da pista, a aeronave seguiu para Charlotte e efetuou um pouso seguro. Cerca de três horas depois do pouso, o A321 voltou a decolar e prosseguir normalmente com sua malha de voos.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration) descreveu o incidente como “A aeronave na decolagem danificou 15 luzes da borda em Las Vegas” e classificou os danos como “desconhecidos”.

A animação gráfica a seguir foi publicada nesta semana pelo canal VASAviation no YouTube, simulando o deslocamento da aeronave durante aquela partida do dia 28 de agosto (madrugada do dia 29 de agosto no horário UTC). No entanto, vale destacar que a simulação mostra a aeronave corrigindo seu deslocamento para o centro da pista ainda no início da decolagem, o que não condiz com os registros das plataformas de rastreamento de radar, conforme descrito acima.

Veja a seguir o vídeo, que começa com o A321 taxiando até o ponto de espera, aguardando até a autorização de decolagem e depois entrando na pista:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias