Pilotos arremeteram Embraer 175 a instantes do pouso porque a pista não estava livre

Embraer 175 – Imagem: Cp9asngf / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Na última sexta-feira, 20 de maio, um incidente foi registrado com um jato Embraer 175 quando os pilotos precisaram desistir do pouso a poucos instantes de chegarem à pista porque ela não estava livre.

Conforme relata o Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o E175 registrado sob a matrícula JA10FJ, operado pela Fuji Dream Airlines, uma companhia japonesa que tenha uma frota de 16 aviões de diferentes cores, todos apenas dos modelos Embraer 170 e 175.

A aeronave estava realizando o voo JH-7994 de Hiroshima para Omitama, ambas no Japão, e os pilotos receberam a liberação para pousar na pista 21R do destino. Porém, quando a cerca de 300 pés (91 metros) de altura e a poucos segundos de chegarem à cabeceira, foram avisados, pelo controlador de tráfego aéreo da torre, que precisavam arremeter devido a um veículo na pista.

A posição aproximada do E175 quando foi dada a instrução de arremetida – Imagem: FlightRadar24

Após a arremetida, o Embraer 175 foi posicionado para outra aproximação, completando o pouso com segurança depois de cerca de 13 minutos.

O Conselho de Segurança de Transporte (TSB) do Japão informou que a ocorrência está sendo investigada.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias