Início Acidentes e Incidentes

Pilotos colocaram o voo em risco ao voar com as bombas de combustível desligadas por distração

Um voo da empresa neozelandesa Airwork Flight Operations, operado por um Boeing 737-400F, enfrentou um sério risco devido a bombas de combustível críticas que permaneceram desligadas durante todo o trajeto.

O incidente ocorreu em 7 de junho de 2022, durante um voo noturno de três horas entre Sydney e Auckland com dois tripulantes a bordo, conforme detalhado no relatório final da Comissão de Investigação de Acidentes de Transporte da Nova Zelândia (TAIC).

Após o pouso em Auckland, a tripulação percebeu que o tanque central de combustível do jato ainda continha 4.000 kg (8.800 lb) de combustível, enquanto apenas o mínimo permanecia nos dois tanques principais das asas, que abastecem os motores CFM International CFM56.

A investigação revelou que as bombas do tanque central, essenciais para transferir combustível para os tanques das asas, não foram ativadas durante o procedimento de partida em Sydney.

Segundo a TAIC, essa falha foi provavelmente causada pela distração da tripulação devido a uma mudança de última hora na pista de decolagem em Sydney, além da iminência do toque de recolher no aeroporto.

“A falha em ligar as bombas de combustível centrais conforme exigido pelo procedimento de ‘Antes da Partida’, e essa omissão não foi capturada pela tripulação ao completar a lista de verificação antes da partida”, observa a TAIC. “Se não detectada, essa omissão tem o potencial de causar fadiga de combustível nos motores, aumentando o risco de um acidente.”

O relatório observa que, se a tripulação tivesse sido forçada a realizar um procedimento de arremetida em Auckland, “era provável que o combustível nos tanques principais teria se esgotado durante a manobra.”

A TAIC também identificou discrepâncias no plano de voo, especificamente a seleção de aeródromos alternativos não conformes. Além disso, a tripulação não recebeu as atualizações climáticas e o planejamento de voo necessários de acordo com os manuais da companhia.

Em resposta ao incidente, a Airwork atualizou sua lista de verificação para garantir que as bombas de combustível centrais sejam configuradas corretamente antes da decolagem. Além disso, um sistema de alerta foi implementado para informar os pilotos sobre qualquer Notificação para Aeronavegantes (NOTAM) que afete suas operações.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile