Pilotos da alemã Lufthansa entram em greve e sindicato dos aeronautas do Brasil declara seu apoio

Boeing 747-8I – Imagem: Lufthansa

Diante de dificuldades nas negociações com a Lufthansa e a Lufthansa Cargo após meses de tratativas, os aeronautas decidiram entrar em greve. Como consequência, a grande maioria dos voos das empresas não decolou nesta sexta-feira, 2 de setembro.

Nesse cenário, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a associação brasileira que representa os aeronautas no país, informa nesta sexta-feira, 2 de setembro, que se solidariza com os colegas tripulantes da Lufthansa e da Lufthansa Cargo e declara seu suporte a todas as ações e meios legais utilizados para que busquem garantir seus direitos.

O SNA descreve que expressa seu apoio incondicional aos colegas da companhia alemã, representados pelo Vereinigung Cockpit (VC), que negociam há vários meses um novo Acordo Coletivo de Trabalho, mas não chegaram a um entendimento sobre a remuneração.

A declaração de apoio do SNA é uma resposta à solicitação de cartas de apoio e de Assistência Mútua que o sindicato que representa a categoria na Alemanha fez à IFALPA (Federação Internacional de Associações de Pilotos de Linha Aérea).

A carta de apoio enviada aos alemães é disponibilizada pelo SNA neste link. O conteúdo está transcrito e traduzido a seguir:

“Queridos colegas,

Estou escrevendo para você em nome de todos os pilotos filiados ao Sindicato Nacional de Tripulação de Voo (SNA). Nós estamos em solidariedade aos pilotos da Lufthansa e da Lufthansa Cargo, representados pelo Vereinigung Cockpit.

Fomos informados pela IFALPA que os pilotos da Lufthansa e da Lufthansa Cargo estão negociando um novo Acordo Coletivo de Trabalho há vários meses, mas não conseguiram chegar a um acordo em relação à remuneração. Conforme informado, mais de 97% dos pilotos da Lufthansa votaram a favor da ação industrial sob a forma de greve para todos os voos com partida da Alemanha, a partir de 2 de setembro de 2022 às 0001 LT.

Como resultado, em nome dos pilotos da Lufthansa e da Lufthansa Cargo, a VC solicita a seguinte Assistência Mútua:

– Proibição de Wet Leasing – IND2.4.1;

– Congelamento da Capacidade – IND 2.4.2;

– Assistência aos pilotos afastados de sua base – IND 2.4.5;

– Submissões e Representação da IFALPA – IND 2.4.7.

A SNA acredita que a recusa da administração da Lufthansa e da Lufthansa Cargo em negociar de boa fé é uma séria questão trabalhista; e falta de acordo, após vários meses, quanto à remuneração adequada e situação inaceitável. Portanto, a SNA apoia totalmente os pilotos da Lufthansa e Lufthansa Cargo representados pelo VC e dará todo o suporte caso vocês precisem.

Por favor, mantenha a SNA e a comunidade global de pilotos atualizada com seu progresso e quaisquer desenvolvimentos. Asseguramos que todos os pilotos da SNA estarão disponíveis para dar todo o suporte necessário aos irmãos e irmãs do VC.

Estamos ao seu lado.”

Com informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias