Pilotos da Azul desligam motor em voo de cruzeiro e desviam após alerta de falha

Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido na ocorrência

Um incidente envolvendo uma aeronave da Azul Linhas Aéreas foi registrado na última semana, no qual os pilotos precisaram desligar um dos motores em voo e desviar o jato para outro aeroporto.

A ocorrência se passou a bordo de um Airbus A320neo, de matrícula PR-YRF, que realizava o voo AD-4459 entre as cidades de São Luis e Belo Horizonte, na última quinta-feira (4). De acordo com informações obtidas pelo The Aviation Herald, e também dados das plataformas de rastreamento de voos, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de São Luís às 15h41 locais, sem intercorrências.

Durante a fase de voo de cruzeiro, a 38 mil pés (cerca de 11,58 km) de altitude, os pilotos precisaram desligar o motor número um (da asa esquerda) por um motivo não detalhado. Ato contínuo, a tripulação iniciou os procedimentos previstos no manual e decidiu por alternar até Petrolina, em Pernambuco, distante a cerca de 400 quilômetros de onde estavam.

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: FlightRadar24

Embora a urgência na ação e no pouso, vale ressaltar que os aviões bimotores são homologados e capazes de seguir em voo apenas com um motor em funcionamento. Portanto, o desligamento não representou nenhuma dificuldade para a continuidade do trajeto até o aeroporto mais próximo, conforme orientações do manual do Airbus.

O pouso ocorreu normalmente e sem intercorrências sobre a pista 13 do Aeroporto de Petrolina – Senador Nilo Coelho. A aeronave ficou desativada sobre a pista para verificação dos serviços de emergência, que se deslocaram até o local, e posteriormente foi rebocado para o pátio.

O Airbus A320neo ainda permanece no solo de Petrolina desde a ocorrência. Como supracitado, ainda não há informações sobre as causas que levaram ao desligamento do referido motor.

Atualização: após inclusão do incidente no sistema do CENIPA, ficou constatado que o motivo do desvio foi “mensagem de baixa pressão do óleo do motor #1”.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Após denúncias, Aeroportos do Galeão, Santos Dumont e Cabo Frio recebem...

0
Cerca de 40 auditores-fiscais do Trabalho participam da Operação Plano de Voo que inspeciona aeroportos da capital do RJ e de Cabo Frio.