Início Acidentes e Incidentes

Pilotos da Azul retornam com jato Embraer 195, após indicação de falha no trem de pouso

Embraer E195 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido na ocorrência

Uma indicação de anormalidade no trem de pouso de uma aeronave de passageiros da Azul Linhas Aéreas obrigou os pilotos a retornarem ao aeroporto de origem após a decolagem. A ocorrência foi registrada pela empresa no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

O reporte descreve que a ocorrência aconteceu com o Embraer E195 registrado sob a matrícula PR-AUH, que deveria realizar o voo entre Florianópolis e Campinas no último dia 31 de março.

Conforme informações, a aeronave decolou do Aeroporto Hercílio Luz às 5h30 locais para realizar o voo AD-4199 com 108 passageiros e 5 tripulantes a bordo. Durante a fase de subida, os pilotos receberam uma mensagem de aviso “LG LEVER DISAG” no sistema de alertas (CAS).

Diante do indicativo referente ao trem de pouso da aeronave, os pilotos inciaram os procedimentos previstos nos manuais da Embraer e decidiram retornar ao aeroporto em Florianópolis. O pouso aconteceu normalmente e sem intercorrências após 22 minutos desde a decolagem.

A resolução do alerta teria sido simples, já que a aeronave permaneceu em solo por apenas uma hora, antes de decolar novamente para Campinas.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Sair da versão mobile