Início Acidentes e Incidentes

Pilotos da Gol desligam motor de 737 MAX em cruzeiro após receberem mensagem na cabine

Boeing 737 MAX 8 da Gol Linhas Aéreas semelhante ao envolvido na ocorrência

Pilotos no comando de um Boeing 737 MAX 8 da Gol Linhas Aéreas precisaram desligar um dos motores da aeronave durante o voo de passageiros, após uma falha. O incidente, que já havia sido antecipado pelo AEROIN na semana passada, foi registrado na base do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA.

Conforme aponta os dados inseridos no CENIPA, e também da plataforma RadarBox, a aeronave registrada com a matrícula PS-GPF fazia o voo G3-1694 entre a cidade de Guarulhos, em São Paulo, e Salvador, na Bahia, na última quarta-feira (15).

A decolagem ocorreu através da pista 10L do Aeroporto Internacional de Guarulhos, às 11h19 locais, sem intercorrências, com 174 passageiros e 6 tripulantes a bordo. Durante o voo de cruzeiro, a 37 mil pés (cerca de 11,28 km) de altitude, a aeronave apresentou falha no motor número 1 (o do lado esquerdo).

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: FlightRadar24

Conforme descrito no órgão investigador, diante da falha os pilotos desligaram o referido motor, iniciaram os procedimentos previstos em manual e desviaram o jato para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, distante a cerca de 110 quilômetros de onde estavam.

O pouso ocorreu sem intercorrências, 30 minutos após a aeronave deixar o voo de cruzeiro. O jato permaneceu no solo mineiro até o último sábado (17), quando realizou um novo voo para São Paulo, capital, conforme apontam os dados das plataformas online de rastreamento de voos.

Vale ressaltar que os aviões bimotores são homologados e capazes de seguir em voo apenas com um motor em funcionamento. Portanto, o desligamento não representou nenhuma dificuldade para a continuidade do trajeto até o aeroporto mais próximo, conforme orientações do manual da Boeing.

Nota da GOL sobre o caso

A GOL informa que o voo G3 1694, que decolou do Aeroporto de Guarulhos nesta quinta-feira (15) às 10h38 com 169 clientes e destino a Salvador, alternou para o Aeroporto de Confins devido a problemas técnicos.

A tripulação conduziu os procedimentos conforme preconizado e o pouso ocorreu às 12h20. O desembarque ocorreu normalmente e os Clientes estão recebendo todas as facilidades. Para minimizar os impactos aos Clientes, a Companhia disponibilizará outra aeronave e o voo tem previsão para decolar de Confins com destino a Salvador às 16h20.

A GOL reforça que todos os procedimentos foram realizados com foco na Segurança, valor número 1 da Companhia.

Leia mais:

Sair da versão mobile