Início Acidentes e Incidentes

Pilotos da Gol pousam Boeing 737 MAX monomotor após indicação de baixa pressão de óleo

Boeing 737 MAX 8 da Gol Linhas Aéreas

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) recebeu o reporte da Gol Linhas Aéreas sobre um incidente que comprometeu um dos motores de um Boeing 737 MAX durante voo regular de passageiros. O caso ocorreu com a aeronave de matrícula PS-GPB, quando realizando o voo G3-1999, de Maceió para Brasília, com 164 passageiros e 6 tripulantes, no último sábado (11).

De acordo com o CENIPA, a aeronave decolou às 17h40 locais do Aeroporto Zumbi dos Palmares e realizou o voo regular sem intercorrências quase que na sua totalidade. Durante a fase de descida, no entanto, os pilotos receberam um alerta de baixa pressão de óleo no motor número um (da asa esquerda).

Diante da anormalidade, a tripulação realizou os procedimentos previstos em checklist e efetuou o corte do motor afetado, conforme esperado. Como a situação não comprometia a aeronave ou a segurança dos passageiros, o jato desceu em direção a Brasília e realizou um pouso seguro na pista 11L, cerca de 20 minutos depois.

A aeronave permaneceu no solo por 3 dias e 10 horas antes de retornar ao serviço.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais: