Início Acidentes e Incidentes

Pilotos da Latam desviam aeronave após alarme de despressurização em São Paulo

Airbus A320 da Latam semelhante ao envolvido na ocorrência

Uma aeronave de passageiros da Latam teve problemas de pressurização em voo e obrigou os pilotos a desviarem o jato para outro aeroporto. O incidente foi reportado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). O incidente ocorreu com o Airbus A320, registrado com a matrícula PR-MYI, enquanto realizava o voo LA-3097, de Goiânia para São Paulo (Congonhas), no último dia 15 de abril.

De acordo com as informações reportadas ao CENIPA e dados das plataformas de rastreio de voos consultadas pelo AEROIN, a aeronave decolou do Aeroporto Santa Genoveva às 10h39 locais, com 142 passageiros e 6 tripulantes.

Durante o voo, os pilotos se depararam com uma mensagem de falha e despressurização da cabine. Diante da anormalidade, iniciaram os procedimentos previstos nos manuais do fabricante e decidiram alternar o aeroporto.

Imagem: FlightRadar24

Nos dados acima, da plataforma rastreio de voos, é possível observar que, sobrevoando próximo à cidade de Bebedouro, interior de São Paulo, a aeronave desce rapidamente para 10 mil pés (cerca de 3,05 km) altitude, situação corriqueira em casos de despressurização, a fim de baixar para uma área melhor adaptável ao corpo humano.

Após pouco mais de uma hora e trinta minutos, a aeronave pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O procedimento ocorreu normalmente e sem intercorrências.

A aeronave envolvida no incidente permaneceu em solo até às 07h51 locais do dia 16 de abril, tendo realizado voo JJ3354 para Londrina, no Paraná, sem novos incidentes relatados.

Leia mais:

Sair da versão mobile