Início Acidentes e Incidentes Pilotos da LATAM mostram encontro de avião com balão a 37 mil...

Pilotos da LATAM mostram encontro de avião com balão a 37 mil pés de altitude

Um encontro raro e perigoso ocorreu hoje (29) no céus do Brasil, quando um Airbus da LATAM passou próximo de um balão a uma grande altitude.

A soltura de balões não controlados é crime no Brasil, porém a prática, que é de grande risco para a segurança da aviação, ainda é feita por criminosos em todo o país. Esta ação organizada é motivo de críticas no exterior, sendo o principal ponto levantado quando se trata da segurança da aviação no país.

O vídeo, que circula nas redes sociais, mostra a indignação de um piloto da LATAM quando avista um balão a 37 mil pés de altitude (mais de 12 mil metros). O objeto não passa perto da aeronave por uma questão de sorte e casualidade, mas isso não diminui o tamanho do risco.

No momento da captura, os pilotos estão a 21 milhas náuticas (38 km) de distância da posição (ponto na aerovia) chamado ERISA. Segundo dados da plataforma de navegação e planejamento de voo SkyVector, este ponto está nas coordenadas S18°3.91′ W42°24.62′, na cidade de Santa Maria do Suaçuí, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.

Historicamente, não existem muitas ocorrências formalizadas de balões no interior de Minas Gerais, sendo que a maioria está concentrada em São Paulo e Rio de Janeiro. Confira abaixo o vídeo na íntegra do encontro.

Caso uma pessoa aviste um balão sem controle ou alguém soltando balões, ela deve ligar imediatamente para a Polícia no número 190.

https://aeroin.net/video-bordo-registra-balao-instantes-colidir-aeronave-voo/

https://aeroin.net/aviao-da-latam-raspa-a-cauda-na-pista-ao-decolar-de-guarulhos-nesta-manha-veja-o-momento/

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile