Pilotos da Latam mudaram a rota para sobrevoar a Cidade do Rock, no Rio de Janeiro

Airbus A319 da Latam

Na última sexta-feira (13), a Latam, companhia aérea oficial do Rock in Rio (RiR) realizou, em terra e em voo, uma ação de marketing para promover o maior festival de música e entretenimento do país e um dos maiores do mundo. O AEROIN esteve presente no dia a convite da companhia e mostra detalhes de algumas das ativações de marca.

Durante o embarque do voo JJ-3924 que ocorreu, não por coincidência, pelo portão 13 do Aeroporto de Congonhas, o cover da banda Kiss esteve presente para elevar o clima ‘Rock and Roll’ entre os passageiros. Com trajes extravagantes, os membros da posaram para fotos junto aos demais viajantes.

Como a entrada no avião se deu por uma posição de estacionamento remota, todos puderam visualizar a aeronave com sua adesivagem especial do festival de música. A operação fora realizada a bordo do Airbus A319, registrado com a matrícula PR-MYM, um dos três que serão personalizados com temas do RiR até outubro.

Como pode ser visto com detalhes no vídeo abaixo, a aeronave possui um adesivo no centro da fuselagem com a marca do festival e, na frente, outro com a mão fechada e o indicador e dedo mínimo esticados, representando um sinal característico dos fãs do gênero musical.

Em seguida da decolagem, a Latam realizou mais uma ativação, que surpreendeu todos a bordo, com o duo de Djs JetLag tocando algumas músicas durante o trajeto até o Rio de Janeiro. De forma festiva, a dupla conduziu os passageiros através de uma música eletrônica mixada com alguns clássicos brasileiros. Em certo momento, todas as janelas foram fechadas e luzes de celulares foram levantadas para cima de forma sincronizada.

Depois de finalizarem o breve show privativo, o comandante do voo anunciou a descida ao aeroporto Santo Dumont, no Rio de Janeiro. Entretanto, em mais uma ação, foi comunicado um sobrevoo próximo à Cidade do Rock, local onde será realizado o Rock in Rio neste ano.

Para realizar o sobrevoo próximo ao Parque Olímpico do Rio de Janeiro, a equipe de Operações da LATAM Brasil coordenou previamente a rota mais adequada com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) visando garantir melhor fluidez de tráfego aéreo no Rio de Janeiro, sem provocar impacto na pontualidade.

Outro ponto importante analisado pela equipe foi em relação às condições meteorológicas, que precisaram estar propícias ao voo visual, uma vez que o piloto tem a todo momento contato com o solo, tanto visibilidade vertical como horizontal.

Sobrevoo próximo ao Parque Olímpico do Rio de Janeiro

A 2.400 pés (cerca de 700 metros) de altitude, a aeronave sobrevoou próximo à Barra da Tijuca, onde os passageiros do lado esquerdo puderam observar o Parque Olímpico do Rio de Janeiro já sendo transformado para o Rock in Rio, que acontece em setembro.

Após a passagem baixa, os pilotos iniciaram novamente uma subida, curvando a aeronave para a direita e interceptando a vertical do local, dando também a oportunidade para que os passageiros do lado direito pudessem observar a Cidade do Rock, antes de prosseguirem para o pouso, que ocorreu no aeroporto do Santos Dumont às 16h07.

Abaixo, é possível observar, através de dados da plataforma RadarBox de rastreio online de voos, parte a trajetória da aeronave no dia do voo especial, bem como seu desvio para o sobrevoo especial.

Parte da trajetória do sobrevoo sobre a Cidade do Rock – Imagem: RadarBox

Princípios que levaram à parceria

Em entrevista coletiva com Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, foi perguntando sobre a proximidade da companhia aérea e o festival, e qual a relação entre ambos. A diretora comentou que os dois principais pilares que aproximam a companhia aérea do Rock in Rio são a música e os valores em que o festival toma como princípios sociais.

“A música também nos faz viajar, embora metaforicamente. Quando colocamos os fones, a música traz aquele desejo de sonho e que nos faz viajar”, comenta Mafra. “O segundo mais forte é a Latam se aproximar de marcas com valores iguais aos nossos, e o Rock in Rio leva muito a sério preceitos como a inclusão, diversidade e sustentabilidade.”

Nas semanas em que o evento ocorre, devem haver voos adicionais para o Rio de Janeiro, uma vez que Latam e Rock in Rio trocam informações sobre a demanda e de qual localidade as pessoas estão saindo para o evento. Além disso, o transporte de pessoal de staff, colaboradores, executivos é solicitado à companhia aérea pelo evento.

A parceria entre a Latam e o Rock in Rio deve durar todo o ano de 2022, com ativações no período, embora o festival seja realizado somente nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro. A Latam contará com um estande de 60 m² com dinâmicas especiais aos presentes no festival.

Interior do Airbus A319 com capas personalizadas nos assentos

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias