Início Novidades

Pilotos da Latam não seguem orientação e o avião acaba em área interditada no Galeão

O sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) apresenta o registro de um incidente envolvendo um Airbus A320 da Latam Chile, cujos pilotos não cumpriram com as orientações na partida e acabaram entrando em uma área interditada.

A ocorrência se desenvolveu no último sábado, dia 30 de julho, quando a aeronave registrada sob a matrícula CC-COH se deslocava para decolar no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Santiago, no Chile.

De acordo com informações do CENIPA e com dados da plataforma RadarBox de rastreio online de voos, após o início do táxi, por volta das 22h15 locais, a tripulação não seguiu as orientações do controle de pátio, que solicitou que a aeronave acompanhasse a viatura ‘follow me‘, conforme também previa um boletim de segurança operacional, devido a obras no local.

Sem seguir as instruções do solo, os pilotos iniciaram o taxiamento por meios próprios e, com isso, acabaram acessando uma área interditada. Após o erro, a aeronave foi levada de volta ao pátio para avaliação da equipe de manutenção, que constatou não haver danos.

Por fim, o Airbus A320 foi liberado para cumprir o voo LA-773, com 139 passageiros e 7 tripulantes, que decolou com pouco mais de 45 minutos de atraso. Abaixo é possível observar a trajetória da aeronave no solo durante a ocorrência.

Trajetória da aeronave no solo durante o incidente – Imagem: RadarBox

Em nota ao AEROIN, a LATAM informa que “a ocorrência está sendo investigada pelas autoridades aeronáuticas competentes e esclarece que está colaborando proativamente com essas apurações. A companhia reitera que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais.”

Leia mais: