Início Acidentes e Incidentes

Pilotos da Total desligam motor de Boeing 727 em voo de cruzeiro após problemas de óleo

Boeing 727 da Total semelhante ao envolvido no incidente

Um Boeing 727 que estava realizando um voo regular de transporte de cargas, teve problemas em voo, fazendo com que os pilotos precisassem desligar um dos motores durante sua trajetória. O incidente ocorreu na última quinta-feira, 11 de novembro e foi registrado no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

De acordo o banco de informações do CENIPA, o Boeing 727-200F da Total Cargo, registrado sob a matrícula PR-TTW, decolou do Aeroporto Internacional de São Luís, no Maranhão, para o Aeroporto de Vitória, no Espírito Santo com dois pilotos e um engenheiro de voo.

Durante o voo de cruzeiro, a tripulação observou o acendimento da luz no painel marcando low oil pressure, indicativo esse que pode se referir, por exemplo, a um nível baixo de óleo, um problema com uma bomba óleo, um entupimento de linha de óleo, entre outros. Diante disso, com base nos manuais da aeronave, os pilotos avaliaram ser necessário desligar o referido motor, sem comprometer a segurança do voo.

Desta forma, com um dos três motores desligados, os pilotos seguiram até o aeroporto de destino, onde foi realizado um pouso sem novas intercorrências.

Vale ressaltar que o Boeing 727 é plenamente capaz de seguir o voo com um dos motores desligado, portanto, o desligamento não representa, necessariamente, uma dificuldade para a continuidade do trajeto até o aeroporto mais próximo, o que neste caso foi o de destino (Vitória).

Segundo a base de dados do Cenipa, esse é o décimo incidente envolvendo a mesma aeronave, desde 2014.

Leia mais: