Pilotos da Total desligam motor de um 727-200 enquanto sobrevoavam o Rio de Janeiro

Boeing 727-200 da Total Cargo semelhante ao envolvido no incidente

Na madrugada do último dia 23 de junho, um clássico Boeing 727-200F da Total Linhas Aéreas teve um de seus motores desligado em voo após decolar do Espírito Santo. O incidente está registrado no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Esse é o nono incidente com a mesma aeronave desde 2014.

As informações disponíveis dão conta de que a aeronave, registrada sob a matrícula PR-TTW, iria realizar um serviço regular de carga até Guarulhos, em São Paulo, com os usuais três tripulantes a bordo (os dois pilotos e o engenheiro de voo), decolou de Vitória nas primeiras horas da quarta-feira (23) sem intercorrências.

Quando a aeronave estava próxima da cidade do Rio de Janeiro, o nível de óleo do motor 2 (o motor da cauda) começou a baixar até o acendimento da luz no painel indicando low oil pressure. Ato contínuo, a tripulação a bordo do Boeing 727 realizou os procedimentos previstos nos manuais e checklists, vindo a julgar necessário o corte do referido motor.

Após um breve CRM (Gerenciamento de Recursos de Cabine), que é um conjunto de análises para uso em ambientes adversos onde o erro humano pode ter efeitos devastadores, os pilotos optaram por seguir até Guarulhos, seu destino final, com os motores 1 e 3 em pleno funcionamento. A aeronave efetuou um pouso seguro no aeroporto internacional de Guarulhos pouco depois.

Pouco mais de duas semanas atrás, a mesma aeronave também sofreu um incidente na rota entre Vitória e São Paulo. Na ocasião, o Boeing, durante a fase de subida, apresentou uma falha no sistema hidráulico e resolveu retornar ao aeroporto de partida.

Este é o nono incidente com o PR-TTW a constar da base de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) desde 2014. Curiosamente, a mesma aeronave teve um problema no mesmo dia 23 de junho de 2020, quando um alarme falso de fogo a bordo foi registrado. O jato tem 41 anos de idade.

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias