Início Empresas Aéreas

Pilotos de A319 agradecem o carinho dos controladores com coração desenhado no céu

Atos de gratidão sempre enchem os olhos de quem os recebe e também de quem vê de longe. Com o pensamento em homenagear os controladores de tráfego aéreo da região de Pristina, no sofrido Kosovo, os pilotos de um Airbus A319 da empresa suíça Chair Airlines desenharam um enorme coração nos céus da cidade antes de seguir para o pouso.

A manobra dos pilotos ficou registrada para sempre não apenas na memória dos controladores, mas também nas telas dos sistemas de rastreamento de voos, como é o caso do FlightRadar24, retratado na imagem abaixo.

A aeronave proveniente de Zurique fazia sua última operação para a cidade no dia 11 de abril, antes de suspender os voos por tempo indeterminado. O avião teve por objetivo a repatriação de nacionais suíços para seu país e o voo da ida, quando o coração foi desenhado, estava vazio.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, em curso em todo o mundo, o governo do Kosovo fechou suas fronteiras aéreas no dia 16 de março e até nova decisão, somente permitindo voos humanitários e de carga aérea para garantir o abastecimento.

A nova empresa suíça

A empresa suíça Chair Airlines nasceu em junho de 2019 como sucessora da Germania Flug AG, que operava desde 2014. O nome não foi escolhido por acaso. “Chair significa cadeira, em inglês, e representa justamente o assento que você reserva em nossos voos”, disse o CCO da empresa Urs Pelizzoni. “Além disso, foi um jogo de palavras (CH significa Confederação Helvetica e Air é ar em inglês) complementado pelas cores da herança suíça”, complementou.

A empresa nasceu com uma abordagem mais moderna, bem-humorada, flexível, leve e dinâmica, por isso que esse tipo de ação é algo pregado pela empresa aérea.

Segundo sua página na internet, a empresa acredita que sua missão é colocar o cliente no centro das decisões e passar uma imagem mais simpática. Talvez fossem esses fatores que contribuíram para a crise pela qual passou a Germania, sua antecessora.

Atualmente, a empresa voa para os destinos mediterrâneos populares na Europa e norte da África, além de cidades que estão fora dos timetables de outras empresas como Beirute, Ohrid, Pristina e Skopje.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile