Início Acidentes e Incidentes

Pilotos de A320 perdem contato visual com a pista e passam baixo sobre casas

Um Airbus A320 da Air France passou a cerca de 130 metros de altura sobre casas, depois que os pilotos alinharam o jato deslocado em relação à pista ao perderem contato visual durante a última curva para a aproximação ao aeroporto.

Conforme reporta o The Aviation Herald com base no relato da investigação iniciada pelo órgão de segurança da aviação da França (BEA), o jato registrado sob a matrícula F-HEPB estava realizando o voo AF-605 de Fort de France, em Martinica, para Pointe-a-Pitre, em Guadalupe, na noite do dia 10 de fevereiro quando houve o incidente.

Os pilotos estavam em aproximação visual com o A320 para a pista 12 de Pointe-a-Pitre em uma curva base pela direita quando o comandante perdeu a referência visual do aeroporto devido a uma tempestade.

Logo em seguida, o Aviso de Altitude Mínima Segura (MSAW) foi ativado. Os pilotos iniciaram uma arremetida e subiram o avião para 3.500 pés. Em seguida, posicionaram-se para outra aproximação e completaram o pousou com segurança na pista 12 cerca de 20 minutos depois.

De acordo com os dados de ADS-B captados pelas plataformas online de rastreamento, a aeronave chegou a cerca de 425 pés (130 metros) sobre o solo sobre a vila de Destrellan quando houve a arremetida, portanto, ainda a cerca de 1 milha náutica (1,85 km) afastada à direita da linha central da pista e cerca de 2,15 milhas náuticas (4,0 km) da cabeceira da pista.

O local aproximado em que o A320 atingiu a altura mínima – Imagem: RadarBox

O BEA classificou a ocorrência como um incidente e abriu uma investigação.

Sair da versão mobile