Pilotos de A330 turco enfrentam múltiplas falhas com avião e encontram ajuda em Batman

Airbus A330-200F da Turkish Cargo semelhante ao envolvido, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Uma aeronave cargueira turca voava ao nível de cruzeiro nesta semana, quando passou por dois eventos quase simultâneos, perdendo o sinal do transponder, junto a uma falha de pressurização na cabine, que obrigou os pilotos a descerem em emergência.

O incidente ocorreu na última segunda-feira (14) com o Airbus A330 de matrícula TC-JDO, pertencente à companhia aérea Turkish Cargo, enquanto fazia o voo TK-6208 de Istambul para Bangalore, na Índia.

De acordo com informações obtidas pelo site The Aviation Herald, a aeronave estava voando a 39 mil pés (cerca de 11,89 km) de altitude, quando o sinal do transponder da aeronave foi perdido e ela deixou de aparecer no radar. Ao mesmo tempo, uma falha de pressurização obrigava a tripulação a colocar as máscaras de oxigênio, e a iniciar uma descida de emergência devido à perda de pressão na cabine.

Trajetória da aeronave durante parte do voo – Imagem: FlightRadar24

Por precaução, os pilotos desviaram a aeronave para a cidade de Batman, também na Turquia, distante cerca de 1.100 quilômetros de Istambul. O pouso foi realizado seguramente e sem intercorrências após 20 minutos desde que a tripulação deixou o voo de cruzeiro.

Ouvintes da frequência de emergência no rádio disseram que os pilotos puseram as máscaras de oxigênio e declararam emergência devido à perda de pressão na cabine. Eles ainda relataram que as chamadas de rádio foram claramente feitas, embora o alto estresse.

Um plano de voo de Batman a Bangalore para a aeronave surgiu no dia seguinte (15 de fevereiro), mas foi cancelado. A aeronave ainda está no solo desde a ocorrência.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Ativistas invadem o pátio e vão em direção a um avião...

0
Um protesto de ativistas do grupo "No CPR" atrasou a partida de um voo da Royal Air Maroc no aeroporto de Milão, em 20 de março.