Início Acidentes e Incidentes

Pilotos de Airbus A330 pousam 300 metros antes do ideal e danificam a iluminação da pista

Airbus A330-300 da Delta Air Lines

Um Airbus A330-300 da Delta Air Lines esteve envolvido em um incidente na manhã desta quinta-feira (12), após tocar os trens de pouso fora da pista durante a chegada no aeroporto de Amsterdã, na Holanda.

O incidente, que já está sendo investigado pelo Conselho de Segurança Holandês, ocorreu com a aeronave registrada de matrícula N802NW, quando realizando o voo DL-134 de Detroit, nos Estados Unidos, para Amsterdã.

De acordo com o The Aviation Herald, a aeronave estava em aproximação final para a pista 22 do Aeroporto de Amesterdã-Schiphol, sob condições meteorologias tempestuosas, quando o trem de pouso principal tocou no gramado, antes da superfície pavimentada da pista, que possui 2014 metros (ver na ilustração abaixo). O ponto ideal de toque na pista, segundo a rampa de pouso padrão, seria cerca de 300 metros à frente.

Ponto que os trens de pouso principal tocaram durante o pouso – Imagem: FlightRadar24

Com o impacto, diversas luzes do sistema de iluminação de aproximação foram danificadas, conforme poderá ser visto na imagem mais abaixo nesta matéria. A aeronave continuou a rolagem sem mais incidentes e taxiou até o pátio. Danos na aeronave não foram relatados.

Posteriormente, a administração do aeroporto informou que as operações na referida pista foram interrompidas por cerca de uma hora para reparos na iluminação. De acordo com dados da plataforma RadarBox, a aeronave ainda permanece no solo desde o incidente e o voo para Boston, DL-259, foi cancelado.

Ponto em que a aeronave tocou – Imagem: Dsajet

Leia mais:

Sair da versão mobile