Pilotos de ATR 72 da Azul agora contam com algo novo na cabine de forma definitiva

No final do mês de setembro, a ANAC concedeu à Azul a autorização definitiva para o uso de Electronic Flight Bags (EFB), baseado em iPads, a bordo das suas aeronaves turboélice ATR 72-600. Até então, a companhia possuía aprovação parcial para usar tal dispositivo neste modelo de equipamento.

Com isso, as 36 aeronaves do modelo que a Azul possui passam a estar autorizadas a carregar o EFB, que é baseado em tablets contendo uma série de informações operacionais e de navegação, que substituem o uso de papel a bordo da cabine de comando.

Especificamente, a autorização da ANAC permite à Azul usar manuais da aeronave, manuais do operador e cartas de navegação digitais.

Além dos turboélices ATR 72, a Azul já tinha autorização definitiva para o uso da EFB nos modelos Airbus A320, A321 e A330 e Embraer E195. Ademais, a companhia tem autorização parcial para uso do EFB na cabine do Boeing 737-400 cargueiro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias