Início Acidentes e Incidentes

Pilotos de avião Antonov An-26 que bateu em montanha na Rússia não tinham treinamento, aponta investigação

Imagem: Comitê de Investigação da Rússia

O Comitê de Investigação da Rússia informa que o Terceiro Departamento de Investigação de Casos Particularmente Importantes concluiu a investigação de um processo criminal contra dois funcionários de uma empresa de aviação acusados ​​​​de cometer um crime nos termos da Parte 3 do art. 263 do Código Penal da Federação Russa, que trata de violação das regras de trânsito e operação do transporte aéreo, resultando na morte de duas ou mais pessoas e danos graves à aeronave.

A investigação apurou que em setembro de 2021, durante uma inspeção em voo de equipamentos de solo no aeroporto de Khabarovsk, Novy, o comandante da unidade de aviação permitiu que funcionários subordinados – tripulantes da aeronave An-26 – voassem sem treinamento prévio, e também escondeu isso da administração da organização.

Ao mesmo tempo, o despachante de controle de voo da empresa não coordenou o trabalho de manobra da tripulação da aeronave durante o voo. Como resultado, o comandante da aeronave e os tripulantes permitiram que a aeronave voasse sem subir à altitude mínima segura.

Segundo Comitê de Investigação da Rússia, devido à criminosa falta de ação do comandante do voo, do despachante, bem como de membros da tripulação da aeronave, ela colidiu com a cordilheira Khekhtsir, no território de Khabarovsk, o que levou à morte de seis pessoas e causou grandes danos ao operador da aeronave, no valor de mais de 58 milhões de rublos.

O processo criminal contra o comandante da aeronave e 3 tripulantes foi encerrado devido às suas mortes, restando as acusações contra os dois funcionários acima descritos.

Os investigadores recolheram uma base de provas suficiente e, portanto, o processo criminal com uma acusação aprovada pelo Procurador dos Transportes do Extremo Oriente foi enviado a tribunal, finaliza o Comitê.

Informações do Comitê de Investigação da Rússia

Sair da versão mobile