Início Acidentes e Incidentes

Pilotos de avião MD-11 declaram emergência já em solo, logo após realizar o pouso

Um incidente com um clássico trijato McDonnell Douglas MD-11 foi registrado no último dia 25 de outubro, no qual os pilotos precisaram declarar emergência já em solo logo após o pouso, ao receberem uma indicação de fumaça a bordo.

O avião envolvido na ocorrência foi o registrado sob a matrícula N595FE, da companhia aérea americana cargueira FedEx, quando estava realizando o voo FX-130 de Memphis, nos Estados Unidos, para Montreal, no Canadá.

De acordo com informações do The Aviation Herald, a aeronave cargueira realizou um voo sem intercorrências de pouco mais de duas horas, no entanto, durante a aproximação para pouso no aeroporto, os pilotos se depararam com uma indicação de vazamento hidráulico.

Rota da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

A tripulação consultou o manual de referência rápida do fabricante da aeronave e concluiu que era possível continuar o pouso seguramente. Após pousar e livrar a pista, os pilotos receberam uma nova indicação, desta vez, informando fumaça no compartimento de carga dianteiro.

Diante da indicação de fumaça, os pilotos pararam a aeronave e declararam “mayday”, palavra-código usada na frequência de comunicação para informar emergências. Os serviços de emergência chegaram rapidamente para atender a solicitação de tripulação. Após averiguações, foi constatado que não havia nenhum indício de calor, fogo ou fumaça, e a aeronave foi rebocada até o pátio.

O Conselho de Segurança em Transporte do Canadá (TSB) confirmou o incidente e disse que uma inspeção pós-voo determinou que a indicação de fogo e fumaça teria sido causada por partículas de fluido hidráulico relacionadas ao vazamento hidráulico durante a aproximação para pouso.

Leia mais:

Sair da versão mobile