Pilotos de B767 declaram ‘pan pan’ e em seguida ‘mayday’, após indicação de fogo a bordo

Boeing 767-200 da Star Air, semelhante ao envolvido no incidente – Imagem: Eric Salard / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um Boeing 767 que estava realizando um voo cargueiro na Europa precisou ser levado de volta ao aeroporto de origem após os pilotos relatarem indicação de fumaça a bordo e, em seguida, declararem emergência por suspeita de fogo no compartimento de cargas.

O incidente ocorreu com o 767-200 registrado sob a matrícula SE-RLB, da Star Air Freight, quando realizava o voo QY-2883 pela European Air Transport, partindo de Dublin, na Irlanda, para East Midlands, no Reino Unido, no último dia 22 de março.

De acordo com informações do The Aviation Herald, a aeronave, que não levada ninguém mais a bordo além dos dois pilotos, decolou da pista 10R do Aeroporto Internacional de Dublin, mas a tripulação declarou “pan pan” ainda no início da subida, alegando haver indicação de fumaça na seção dianteira da área de cargas.

A chamada de “pan pan” é uma mensagem padrão internacional que alguém a bordo de um barco, navio, aeronave ou outro veículo usa para declarar que tem uma situação que é urgente, mas não representa uma situação imediata de perigo para a vida de qualquer pessoa ou para o próprio veículo de transporte. Se houver perigo, a chamada passa a ser “mayday”.

Diante da indicação, os pilotos nivelaram a aeronave a 4 mil pés (cerca de 1,22 km) de altitude e iniciaram o reposicionamento do 767 para um pouso no aeroporto de origem.

No entanto, após cerca de 6 minutos depois da primeira chamada, a tripulação declarou, desta vez, “mayday”, indicando uma emergência por suspeita de fogo no mesmo setor de cargas onde havia a possível fumaça.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

Após 12 minutos desde a decolagem, a tripulação pousou o Boeing 767 em segurança. Posteriormente, foi constatado que não havia fumaça ou fogo a bordo da aeronave, tratando-se de uma indicação incorreta do sistema de detecção.

Com o voo cancelado, o jato decolou novamente somente no dia 24, tendo realizado um voo para Leipzig, na Alemanha, sem novo relato de problema.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Airbus receberá enorme pedido de até 100 unidades do Airbus A350...

0
Após um grande pedido de incríveis 500 aeronaves da família Airbus A320neo, anunciado no ano passado durante o Paris Air Show, a companhia