Início Controle de Espaço Aéreo

Pilotos de caça e controlador contam como foi interceptar o Vulcan sobre a costa do Rio de Janeiro em 1982

Cenas do vídeo apresentado abaixo – Imagem: DECEA

Uma guerra vizinha. Caças britânicos no espaço aéreo brasileiro. Uma missão de interceptação real torna-se uma missão de ajuda. A história do dia em que a FAB conduziu um Vulcan da RAF armado até o pouso no Galeão, no Rio de Janeiro, contada pelos próprios militares que participaram da missão.

É assim o primeiro vídeo, já publicado nesta semana, conforme disponibilizado no player abaixo, de uma série de três documentários sobre Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, lançada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) a partir deste mês de março.

Este primeiro episódio traz a história da interceptação de um avião à jato Avro Vulcan da Real Força Aérea Britânica (Royal Air Force – RAF), realizada em 1982 por dois caças F5 da Força Aérea Brasileira (FAB), durante a Guerra das Malvinas.

Além da história ser, por si só, muito emocionante, é contada pelos próprios protagonistas, os pilotos de caça Major-Brigadeiro R1 Dias e Coronel Aviador R1 Coelho. O relato do controlador que à época realizou o controle da interceptação também é uma surpresa à parte.

Depois, seguindo a série, o segundo documentário vai trazer a histórias das mulheres controladoras de tráfego aéreo e de defesa aérea e, por fim, fechando a trilogia, o tema do terceiro será a evolução do controle do espaço aéreo, com a palavra das maiores autoridades do assunto no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Acompanhe no player a seguir o primeiro vídeo:

Sair da versão mobile