Um anúncio de serviço público com a equipe de acrobacias Turkish Stars, da Força Aérea Turca, foi elaborado pela Associação Meus Direitos no Trânsito para chamar a atenção para o combate ao excesso de velocidade e segurança nas estradas.
De acordo com o comunicado da associação, com base nos dados de 44,6 mil mortos e 2 milhões de feridos em resultado de acidentes entre 2015 e 2021, foi elaborado um anúncio para chamar a atenção para o combate ao excesso de velocidade.
Com o apoio do Ministério do Interior e da Defesa Nacional, os pilotos do Turkish Stars realizaram voos de demonstração com aviões de caça para o anúncio a ser transmitido em canais de televisão e canais digitais, ressaltando os limites legais de velocidade.
Yasemin Usta, Presidente da Associação Meus Direitos no Trânsito, afirmou que é muito importante o apoio dado pelo Turkish Stars à campanha que prepararam com o slogan “Não exceda o limite de velocidade, não voe mais rápido que a vida”.
Enfatizando que o excesso de velocidade é uma das causas mais importantes de acidentes de trânsito, Usta disse: “O número de pessoas que morreram em acidentes de trânsito nos últimos 6 anos é superior à capacidade do Estádio Beşiktaş. Reduzindo a velocidade em 5% acidentes fatais em 30%. Para o motorista e passageiros, bater a 90 quilômetros equivale a cair do décimo andar do prédio. O excesso de velocidade põe em risco a vida não só do motorista, mas também de pedestres e ciclistas que estão mais vulneráveis aos riscos de acidentes”.
“Pedestre atropelado por veículo que trafega a 80 km/h quase não tem chance de sobreviver. Acelerar com influência das redes sociais e compartilhar o vídeo infelizmente virou um ato de se orgulhar. Assinamos um anúncio de utilidade pública para ser veiculado na TV e canais digitais para aumentar a conscientização sobre o excesso de velocidade, que é a principal causa de morte e lesões em acidentes de trânsito“, finalizou ela.