Pilotos do grande Boeing 747 ‘tomam canseira’ em Guarulhos após um incidente na pista

O veículo de apoio limpando a pista, em cena de um dos vídeos apresentados nesta matéria

Os carcarás, aves de rapina de porte considerável, têm representado um problema bastante corriqueiro no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Diariamente, bandos deles são vistos por toda a área do aeroporto, e frequentemente eles optam por pousar nas pistas de pouso e decolagem. O resultado não poderia ser outro senão as ocorrências de incidentes de colisões de aeronaves com aves, os chamados “bird strikes”.

Na manhã desta última quinta-feira, 14 de julho, mais algumas dessas aves foram atingidas, após não serem ágeis o suficiente para fugir antes da chegada da aeronave que decolava, conforme os vídeos apresentados nesta matéria.

Como consequências, minutos depois, os pilotos de um enorme avião Jumbo cargueiro “tomaram uma canseira” ao precisarem esperar por quase 15 minutos “assistindo” à limpeza sendo feita à sua frente na pista.

O momento do incidente

Era por volta das 09h45 da manhã quando o Boeing 737 MAX-8 de matrícula PS-GPG, da Gol Linhas Aéreas, acelerava pela pista 09L para o voo G3-1436. O procedimento em si e a aeronave não foram afetados pela colisão, porém, pouco depois da decolagem, o piloto da Gol informou:

“Durante a decolagem, tinham três carcarás no eixo de decolagem. Eu não sei se atingimos os mesmos.”

Diante do aviso, a controladora de tráfego aéreo informou que solicitaria uma inspeção da pista. No mesmo momento, outra aeronave da Gol, um 737-800 no voo G3-1232, já acelerava pela pista para decolar, sendo possível notar que o piloto desviou o jato para a direita do eixo, para evitar os animais ou o que sobrou dos mesmos.

Pouco depois da decolagem, ele avisou à controladora:

“O Gol 1232 avistou os pássaros à esquerda do eixo da pista, próximo à taxiway Bravo Bravo”.

A controladora solicitou confirmação se os animais estavam mesmo sobre a pista, ao que o piloto confirmou que “os que foram atingidos estão na pista”.

Jumbo na pista: “Eles são bem grandes”

Por fim, aos pilotos do Boeing 747-400F da Atlas Air que entrava na pista para a decolagem, a controladora informou sobre a necessidade de um momento de espera devido à ocorrência de bird strike na pista.

O piloto da Atlas respondeu afirmativamente, descrevendo: “nós conseguimos ver as aves. Elas são bem grandes. Nós estamos aguardando.”

O veículo de apoio foi então visto chegando à pista e logo iniciando o recolhimento dos restos das aves. Quase 15 minutos se passaram até que o trabalho fosse encerrado e as operações fossem retomadas, com a decolagem do Jumbo Jet que aguardava na cabeceira. Nesse tempo, os pousos continuaram sendo efetuados normalmente na pista 09R.

Nos players a seguir, toda a sequência acima descrita pode ser vista através das gravações das câmeras dos canais “Golf Oscar Romeo” e “SBGR Live”, que transmitem ao vivo o movimento do aeroporto de Guarulhos e captaram o momento:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias