Início Variedades

Pilotos de voo com deportados são agredidos por passageiros após o pouso no Haiti

Pilotos de um voo de deportação de imigrantes ilegais foram agredidos pelos passageiros após o pouso no Haiti. Além deles, três agentes de imigração também teriam ficado feridos após uma reação dos passageiros, reportou a rede de notícias NBC.

Segundo a mídia americana, dois aviões fizeram a rota entre San Antonio e Porto Príncipe, sendo um deles levando homens solteiros e outro levando famílias, todos detidos na fronteira com os EUA e deportados ao seu país. O protesto começou ainda no avião dos solteiros, mas ficou mais intenso na medida em que eles eram entregues às autoridades haitianas, ainda no pátio do aeroporto.

Segundo a NBC, vários dos homens invadiram o outro voo que transportava famílias e agrediram os pilotos daquele avião, que trabalham para uma empresa contratada pelo governo americano para fazer voos de deportação. 

Um vídeo, mostra o momento da confusão:

Em um comunicado, um porta-voz do Department of Homeland Security (DHS) disse:

“Na terça-feira, 21 de setembro, alguns migrantes adultos causaram duas interrupções na pista após o desembarque em Porto Príncipe, no Haiti. A polícia haitiana respondeu aos incidentes e resolveram a situação. O Departamento de Imigração respeita totalmente os direitos de todas as pessoas de expressar pacificamente suas opiniões, enquanto continua a desempenhar sua missão de fiscalização da imigração de acordo com nossas prioridades, lei federal e política da agência”.

Um dos protocolos dos voos de deportação é manter os passageiros algemados durante o voo, mas eles são liberados após serem entregues às autoridades do seu país de origem.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile