Início Acidentes e Incidentes

Pilotos decolam o avião com destino a uma cidade, mas voam direto para outra sem saber

A United Nigeria Airlines tem enfrentado controvérsias desde que um voo da companhia pousou em um aeroporto errado. A empresa sugeriu que o desvio foi devido ao mau tempo em Abuja, o destino original, mas surgiram dúvidas sobre essa explicação.

A companhia afirmou que o voo temporariamente foi desviado para Asaba por causa do mau tempo, mas dados do Flightradar24 e relatos de passageiros levantam questões sobre a precisão da explicação fornecida.

O comunicado oficial da companhia aérea trouxe mais confusão do que esclarecimento, uma vez que os dados do Flightradar24 demonstram que o voo partiu diretamente de Lagos em direção a Asaba, sem indícios de uma rota para Abuja.

Um passageiro a bordo sugeriu que o piloto pode ter recebido o plano de voo errado em Lagos, o que levanta dúvidas sobre a explicação da companhia aérea. Isso porque, segundo ele, no anúncio a bordo os tripulantes diziam “Bem-Vindos a Abuja”, aparentemente sem saber que estavam no lugar errado.

Em operações normais, os pilotos voariam para o aeroporto de destino e, se o clima estivesse desfavorável, considerariam opções como padrões de espera ou tentativas de aproximação antes de tomar a decisão de desviar para um aeroporto alternativo próximo.

A Autoridade de Aviação Civil da Nigéria (NCAA) iniciou uma investigação sobre o incidente e emitiu um comunicado declarando seu compromisso em garantir a segurança contínua da indústria da aviação e tranquilizando o público viajante de que todas as medidas serão tomadas para esclarecer o ocorrido.

A NCAA suspendeu temporariamente todas as operações de aeronaves de wet-lease da United Nigeria Airlines, que utiliza principalmente aeronaves alugadas junto com as tripulações. A suspensão pode estar relacionada à insatisfação do órgão regulador com a explicação da companhia aérea sobre o desvio.

Essa situação suscita dúvidas e preocupações sobre as operações e a comunicação da United Nigeria Airlines, e as autoridades estão tomando medidas para esclarecer o ocorrido e garantir a segurança contínua dos passageiros.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.