Pilotos decolam sem saber que o aeroporto de destino estava fechado e passageiros passam perrengue

Uma falha grave de segurança de voo foi registrada na tarde de terça-feira, dia 22 de janeiro, quando o voo 551 da Frontier Airlines, de Denver para San Diego, foi desviado para Las Vegas. O avião decolou com 2 horas e 19 minutos de atraso e foi desviado quando os pilotos perceberam que não poderiam pousar devido a um toque de recolher noturno.

Isso acontece porque o aeroporto de San Diego tem um toque de recolher durante a noite, mas as companhias aéreas são alertadas sobre isso por meio de NOTAMs emitidos pela Administração Federal de Aviação (FAA). Embora os NOTAMs estivessem disponíveis, aparentemente a Frontier Airlines e os pilotos do voo não os revisaram antes de decolar.

Como relata o site View from the Wing, os passageiros foram forçados a esperar no aeroporto de Las Vegas, sem comida ou outras acomodações. Eles partiram horas mais tarde, às 5h, para chegar ao seu destino final cerca de 6h30 da manhã seguinte, após a reabertura do destino. Os passageiros também relataram não terem sido fornecidos vale-refeição ou alguma outra forma de compensação para a inconveniência.

Quando questionada sobre o incidente, a Frontier Airlines não ofereceu nenhuma declaração, mas prometeu rever os procedimentos de segurança. A FAA abriu uma investigação sobre o incidente. Abaixo, um exemplo de NOTAM de San Diego.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

BH Airport terá stand com várias empresas aéreas em grande evento...

0
O evento reunirá agentes de viagens de todo o estado e de, pelo menos, outros seis estados que têm caravanas confirmadas.