Início Acidentes e Incidentes

Pilotos desligam motor de Boeing 737 em voo após desbalanceamento de combustível

Um grave incidente foi registrado em um voo de passageiros, no qual a aeronave teve um desbalanceamento de combustível e precisou desviar sua rota com um dos motores desligado, na última segunda-feira, 25 de outubro.

O caso aconteceu com o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula VH-VZT da Qantas Airwyas, quando estava realizando um voo regular de passageiros de Perth para Adelaide, ambas cidades na Austrália.

Avião Boeing 737-800 Qantas
Boeing 737-800 da Qantas, semelhante ao envolvido na ocorrência – Imagem: Bidgee / CC BY-SA 3.0 AU, via Wikimedia Commons

Conforme relata o The Aviation Herald, o Boeing 737 estava cumprindo o voo QF-888 com 88 passageiros e 6 tripulantes e voava a 39 mil pés (cerca de 11,9 km) de altitude, quando a tripulação identificou um desbalanceamento de combustível e decidiu desviar de sua rota.

Com o motor esquerdo desligado por precaução após a descoberta do desbalanceamento, a aeronave desceu para 26 mil pés (cerca de 7,9 km) e voou em direção à cidade de Kalgoorlie, onde pousou no aeroporto sem mais intercorrência, cerca de 45 minutos após deixar o voo de cruzeiro.

Um problema na distribuição de combustível das asas pode causar um desbalanceamento do centro de gravidade da aeronave, já que uma asa fica mais pesada que a outra, podendo causar um grave acidente.

Os dados abaixo, obtidos através da plataforma de rastreio de voos RadarBox, mostram a trajetória da aeronave, desde a decolagem até o desvio em direção a Kalgoorlie.

Imagem: RadarBox

De acordo com informações, os passageiros relataram que a cabine ficou muito quente, e todas as pessoas estavam pedindo água aos comissários. Posteriormente, o comandante do voo anunciou que o motor esquerdo havia sido desligado. O funcionamento do sistema de ar-condicionado está relacionado ao funcionamento do motor, portanto, faz sentido o calor sentido pelos passageiros.

Vale ressaltar que os aviões bimotores são plenamente capazes de seguir voo apenas com um motor em funcionamento, portanto, o desligamento não representa nenhuma dificuldade para a continuidade do trajeto até o aeroporto mais próximo.

A companhia confirmou a ocorrência, dizendo que a tripulação observou um problema com o sistema de combustível e decidiu desviar a aeronave para um aeroporto mais próximo com um dos motores desligados.

O Australian Transport Safety Bureau (ATSB), órgão nacional de segurança em transportes da Austrália, relatou o caso dizendo: “Durante o cruzeiro, a tripulação de voo recebeu um aviso de desbalanceamento de combustível. Durante a conclusão das listas de verificação associadas, a tripulação de voo realizou um desligamento preventivo do motor afetado. A aeronave foi desviada para o Aeroporto Kalgoorlie-Boulder, Austrália Ocidental, e pousou sem mais incidentes.”

A ocorrência foi classificada como um incidente grave e está sendo investigada, com previsão de conclusão para o 2º trimestre de 2022. A aeronave envolvida no incidente ficou em solo até o começo da madrugada de hoje (28), tendo decolado para Adelaide no voo QF6154, sem mais intercorrências.

Todos os passageiros que tiveram sua viagem interrompida voaram de volta a Perth em um A320 registrado sob a matrícula VH-UVQ, e ficaram acomodados durante a noite.

Leia mais:

https://aeroin.net/assista-hoje-ao-vivo-a-volta-ao-brasil-do-maior-aviao-de-passageiros-do-mundo/

https://aeroin.net/aeronave-e-filmada-perdendo-combustivel-em-incidente-em-voo/
https://aeroin.net/boeing-737-fica-sem-os-pneus-dianteiros-ao-pousar-e-pedacos-danificam-o-aviao/