Início Acidentes e Incidentes

Pilotos desviam Boeing 747 após dois motores terem filtros de combustível entupidos

Boeing 747-400F da Kalitta, semelhante ao envolvido no incidente

Um incidente envolvendo um Boeing 747 foi registrado no início deste mês, no qual o Jumbo teve problemas nos filtros de combustível de dois dos motores e os pilotos foram obrigados a desviar o voo para pousar em um aeroporto alternativo mais próximo.

O caso aconteceu com o Boeing 747-400F registrado sob a matrícula N743CK, da companhia aérea americana Kalitta Air, no voo K4-950 de Anchorage, no Alaska, para Cincinnati, Ohio, no último dia 4 de novembro.

De acordo com informações do The Aviation Herald e dados da plataforma de rastreio de voos RadarBox, a aeronave decolou de Anchorage às 21h34 UTC, no entanto, durante a fase de subida do Jumbo, os pilotos receberam um aviso de entupimento do filtro de combustível no motor #4 (motor externo da asa direita).

Com a indicação de um possível problema, a tripulação avaliou a situação conforme os manuais de referência rápida do fabricante da aeronave e concluiu que era possível continuar o voo normalmente.

O avião foi levado até a altitude de voo de cruzeiro de 35 mil pés (cerca de 10,6 km), porém, após cerca de duas horas e meia de voo, mais uma indicação de filtro de combustível foi apresentada pelo avião aos pilotos. Dessa vez, tratava-se do motor #3 (motor interno da asa direita).

Com a segunda indicação, os pilotos decidiram desviar para o aeroporto mais próximo, conforme as orientações do manual de referência rápida. O pouso foi realizado no aeroporto de Cold Lake, no Canadá, cerca de 25 minutos após a aeronave deixar o voo de cruzeiro.

Rota da aeronave até seu desvio – Imagem: RadarBox

O Conselho de Segurança em Transporte do Canadá (TSB) confirmou o incidente e disse que houve a substituição dos filtros de combustível dos motores #3 e #4 por parte da manutenção.

Em seguida, a aeronave seguiu para o destino inicial sem mais intercorrências, e posteriormente, os filtros de combustíveis dos motores #1 e #2 também foram substituídos.

Leia mais:

Sair da versão mobile