Pilotos desviam voo com Boeing 787 para evitar baterias antiaéreas

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto por N509FZ, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Na semana passada, o controle de tráfego aéreo do Chipre deu suporte a um avião da empresa aérea nacional de Israel El Al sugerindo um desvio de rota quando o Boeing 787-9 Dreamliner (matrícula 4X-EDK), procedente de Xangai, seguia para Tel Aviv. O objetivo da mudança de curso teria sido afastar a aeronave das costas da Síria e do Líbano enquanto ataques aéreos atribuídos a Israel contra milícias locais estavam ocorrendo na madrugada de 25 de dezembro.

Segundo o Times of Israel, o desvio do voo LY-66 da El Al, que transportava carga da China foi detectado pelo rastreador de voos FlightRadar24 e publicado no Twitter pelo canal ELINT News (vide abaixo).

O avião pousou em segurança sem incidentes no aeroporto Ben Gurion às 1h40 locais, com um pequeno atraso.

No mesmo momento, a mídia estatal síria (SANA) dizia que Israel realizava ataques aéreos na província central de Hama. A SANA disse que o ataque ocorreu perto da cidade de Masyaf e que os mísseis foram disparados por aviões israelenses, enquanto esses ainda sobrevoavam o território libanês.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, uma organização de oposição pró-Síria, afirmou que os ataques atingiram posições de milícias apoiadas pelo Irã e mataram pelo menos seis paramilitares. A informação não pôde ser verificada. O relatório disse que os ataques tiveram como alvo os depósitos de armas e instalações dos grupos apoiados pelo Irã para a fabricação de mísseis de curto alcance.

A Associated Press disse que os jatos israelenses voaram muito baixo sobre partes do Líbano antes dos ataques, incluindo sobre Beirute, assustando alguns dos residentes da cidade. Por sua vez, a TV estatal síria transmitiu imagens que pretendiam mostrar as defesas aéreas em resposta ao ataque israelense.

Não houve comentários das Forças de Defesa de Israel.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias