
No mais recente “causo” aéreo, um Airbus A380 da British Airways ficou preso por quase uma hora no Aeroporto Logan de Boston, na última sexta-feira (18). O canal VASAviation do Youtube mostrou como tudo aconteceu, incluindo a gravação da fonia da torre de controle do aeroporto americano (abaixo).
A aeronave, após um voo de seis horas e meia de Londres, pousou em Boston antes do previsto, mas os passageiros tiveram que esperar pacientemente enquanto as autoridades tentavam resolver um erro de navegação pelas complexas pistas do aeroporto.
Ao pousar na pista 4R, os pilotos deveriam seguir pela taxiway N3 e depois pela N até a taxiway M. Contudo, ao invés disso, acabaram atravessando a pista 22R e retornando à taxiway N, que estava fechada para obras. Sem poder recuar por conta própria, o superjumbo gigantesco viu-se encalhado, incapaz de manobrar.
Foi necessário um empurrãozinho de um trator de reboque, que precisou puxá-lo de volta até a taxiway M, finalmente permitindo que a aeronave seguisse seu percurso até o portão, onde desembarque ocorreu sem incidentes. Este episódio embaraçoso pode levar a uma investigação por parte da Federal Aviation Administration (FAA), devido a invasão indevida da entrada de uma pista ativa.
Para os passageiros, o contratempo causou um leve atraso à chegada, mas ao menos podem se consolar por conseguirem de fato voar, dado que os superjumbos da companhia aérea britânica têm enfrentado um mar de problemas ultimamente.
Desde problemas nos motores Rolls-Royce dos Boeing 787 Dreamliners até a recorrente manutenção dos A380, a empresa não escapa de cancelamentos frequentes.
A pandemia forçou a British Airways a manter suas imponentes aeronaves no chão por anos, e a retomada não foi nada delicada, com constantes falhas mecânicas. Sob pressão, a companhia atribui à crise nas cadeias de suprimentos seus desafios em manter os aviões no ar sem cancelamentos de última hora.