Pilotos erram a pista com avião B747 em Guarulhos e arremetem a segundos do pouso

O Jumbo aproximando pela pista errada, em cena de uns dos vídeos que você assiste abaixo

No final da noite desta quarta-feira, 9 de fevereiro, os pilotos de um Boeing 747 não perceberam que aproximaram a aeronave para a pista errada no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, precisando arremeter a segundos do pouso.

O momento, conforme você assiste nos vídeos abaixo, foi captado pelas câmeras ao vivo dos canais SBGR Live e Golf Oscar Romeo no YouTube, incluindo a fonia de comunicação entre os pilotos e o controlador de tráfego aéreo da Torre de Guarulhos.

A aeronave era o Boeing 747-200 cargueiro da companhia aérea Fly Pro, baseada na Moldávia, que tem feito voos periódicos trazendo carga da China para o Brasil, como foi o caso desta quarta-feira.

Um dos 747-200F que a Fly Pro utiliza em seus voos ao Brasil

O Jumbo Jet chegava por volta das 23h40 do horário local no voo PVV-8652 quando teve sua aproximação autorizada para pousar pela pista 09R de Guarulhos. Os pilotos confirmaram a autorização da 09R.

Cerca de 40 segundos depois, o controlador da Torre de Guarulhos reforça a autorização de pouso para a cabeceira 09R, provavelmente notando que o Boeing 747 se aproximava para a pista errada, e novamente os pilotos confirmam a pista 09R.

Porém, 5 segundos depois, eles solicitam o “Go Around”, ou seja, o procedimento de arremetida, ao perceberem que estavam alinhados a poucos segundos de pousarem na pista 09L, ou seja, a pista paralela que fica à esquerda da 09R.

O controlador então confirma a arremetida e orienta os pilotos a seguirem o procedimento de aproximação perdida, e o Jumbo é visto aparecendo na gravação da câmera, já iniciando sua subida.

Acompanhe nos vídeos a seguir todos os detalhes. O primeiro, é a gravação vista pelas cabeceiras 09. O segundo, é a filmagem pelas cabeceiras 27, em que é possível acompanhar o farol do Jumbo surgindo em meio às nuvens já alinhado com a pista 09L, de onde acabava de decolar outro avião:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing anuncia sua maior compra de combustível feito de gorduras, óleos...

0
O combustível misturado – 30% SAF feito de subprodutos residuais, como gorduras, óleos e graxas, e 70% de combustível de aviação convencional